A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SE vai elaborar um modelo padrão de laudo técnico para orientar os profissionais de engenharia elétrica que atuam junto ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM) a preencher o documento de forma detalhada, seguindo o que determina a Norma Regulamentadora. O modelo terá como parâmetro um conjunto de medidas e verificações produzido ao longo do último ano pela Câmara. A iniciativa teve por base o fato de que muitos laudos têm sido feitos de forma incompleta, o que prejudica a correta análise dos riscos que envolvem a Proteção das Descargas Atmosféricas (PDA).
O coordenador da CEEE, engenheiro eletricista, Flávio Góes reforça ser imprescindível seguir o passo a passo nas avaliações que prescindem o laudo, bem como declarar os equipamentos usados de acordo com as normas vigentes. “Queremos coibir a atuação dos profissionais que apenas assinam laudos sem de fato realizar o trabalho de estudo e mensuração necessários. Com o modelo padrão esperamos contribuir para sanar os desacordos técnicos que, atualmente, são verificados com frequência nos laudos”, avalia Flávio.
Ao lado dos representantes do CBM, Capitão Marcos e Major Guimarães, o coordenador da CEEE discutiu amplamente o assunto durante reunião realizada na sede dos Bombeiros. No encontro também foi colocado em pauta as tratativas para formalização do convênio entre o Crea-SE e o Corpo de Bombeiros, o qual tem por objetivo disponibilizar o acesso ao sistema do Conselho pelo CBM, para possibilitar a consulta de registros de pessoas física e jurídica regulares, bem como de ART registrada.
A reunião contou ainda com a participação do conselheiro e assessora do Crea-SE, respectivamente, André Luís Silva de Araújo e Marina Franca Bezerra e do presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas de Sergipe (ABEE-SE), engenheiro eletricista Alexsandro Meireles Menezes dos Santos.
Ótima a iniciativa.
Deveria ser implantada aqui na Paraíba