Crea-SE e Corpo de Bombeiros alinham diretrizes para instalação de estações de recarga de carros elétricos

Em reunião técnica agendada entre o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, coronel Fábio Pinto Cardoso, representantes das duas instituições discutiram e alinharam procedimentos de fiscalização referentes à instalação de estações de recarga de carros elétricos. Na ocasião, o Conselho apresentou e entregou um documento com diretrizes técnicas essenciais para orientar tanto profissionais quanto consumidores sobre a instalação desses equipamentos.

De acordo com o  engenheiro civil, Vinícius Matheus, a crescente demanda por veículos elétricos tem gerado muitas dúvidas entre os consumidores, especialmente em condomínios. “Aqueles que possuem ou pretendem adquirir um carro elétrico buscam entender como as estações de carregamento serão instaladas de forma a garantir a segurança de toda a edificação. Dessa forma, é de suma importância a criação de diretrizes técnicas que orientem a instalação dessas estações de carregamento em condomínios. Essas diretrizes são fundamentais para assegurar que as instalações sejam realizadas de maneira segura, eficiente e em conformidade com as normas vigentes, proporcionando tranquilidade e segurança para todos os moradores”, afirma Vinícius.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Coronel Fábio Pinto Cardoso, afirmou que o documento será cuidadosamente estudado e que após a análise as duas instituições trabalharão juntas para elaborar um conjunto definitivo de diretrizes que servirá como parâmetro para todos que desejam instalar estações de recarga de veículos elétricos. “Este esforço conjunto visa promover a segurança dos usuários e a eficiência das recargas, contribuindo para o avanço da mobilidade elétrica e para a redução dos impactos ambientais. A implementação correta dessas diretrizes técnicas é fundamental para garantir a integridade das instalações e a segurança de todos os envolvidos”, destaca o Comandante.

O coordenador da Câmara Especializada em Engenharia Elétrica do Crea-SE, Lalchand Kumar, explicou que o documento aborda diversos aspectos técnicos e de segurança necessários para a implementação das estações. Para o conselheiro do Crea-SE, o engenheiro eletricista Denyson Brunno Cezário, a parceria entre o Crea-SE e o Corpo de Bombeiros é crucial para o desenvolvimento de soluções práticas e seguras no setor de mobilidade elétrica.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.