Crea-SE e Aseopp alinham ação conjunta em defesa da valorização da Engenharia em Sergipe

Presidente Jorge Silveira recebe membros da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas. Na pauta o alinhamento de ações conjuntas pela revitalização da Engenharia.

Representantes da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) se reuniram com a presidência do Crea-SE com o objetivo de propor uma ação conjunta em defesa da Engenharia sergipana. Entre as propostas apresentadas está a criação de um Comitê para discutir e avaliar os gargalos que hoje dificultam a atividade da Engenharia e a partir desses dados definir um plano de ação junto aos órgãos de controle e contratantes como forma de reduzir a burocracia e ampliar a transparência no processo de contratação de empresas para execução de obras e serviços.

Geraldo Magela de Menezes Neto

“Hoje há uma grande dificuldade de acesso às informações relativas a contratos e licitações de obras públicas. Por diversas vezes a Associação solicitou esses dados junto aos órgãos públicos e Prefeituras, mas sem sucesso”. É o que afirma o vice-presidente de Obras Privadas, Geraldo Magela de Menezes Neto ao ressaltar a importância da ação conjunta com o Crea que tem poder defiscalização.

De acordo com o engenheiro Dilson Luiz, membro da Aseopp é preciso verificar

Engenheiro Dilson Luiz

como as empresas de engenharia estão atuando hoje no mercado no que se refere à execução de obras públicas com recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipais. “É fato que não há uma preocupação quanto à qualidade da obra e cumprimento de prazos. O que importa é o menor preço. Muitas obras são iniciadas com propostas inexequíveis e o Poder Público é obrigado a contratar porque está dentro das normas e regulamentos do criados pelo TCU, no entanto, são muitas as empresas que entregam a obra sem qualidade, isso quando não abandona a empreitada. Essa falta de seriedade também contribui para a desvalorização da nossa Engenharia. É uma situação que precisa mudar. Isso impacta diretamente na profissão e nos profissionais”, avalia Dilson Luiz.
O presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira reforçou a importância do trabalho conjunto  pela revitalização da Engenharia no estado,  seja no setor público ou privado. “O Conselho está a disposição da Aseopp e entidades de classe para ampliarmos as discussões junto aos órgãos de controle, a exemplo do TCE e demais órgãos públicos como forma de buscar soluções e melhorias para o fortalecimento da Engenharia”, disse o presidente.

A reunião também contou com a participação do vice-presidente de Obras Públicas, Francisco Otoniel de Mesquita Costa e do membro da Aseopp, Eduardo José Costa.