Crea-SE destaca importância da modernização na fiscalização pública em seminário do TCE

A convite do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) participo  do III Seminário dos Auditores de Controle Externo do TCE/SE, realizado em parceria com a Associação dos Auditores de Controle Externo (AUD-TCE-SE). O evento, ocorrido  segunda-feira, dia 1º, teve como temática central “O desafio do novo formato de controle da Administração Pública baseado em dados e evidências”.

O Conselho foi representado pela gerente Administrativa, Andréa Fiel, que enfatizou a relevância do tema. “Discutir a modernização dos processos de fiscalização e gestão pública é essencial para promover um ambiente mais transparente e eficiente. Parabéns ao TCE por trazer à luz essa questão de extrema importância”, disse. O Seminário reuniu não apenas membros do corpo técnico do TCE, mas também representantes de diversas instituições públicas, promovendo um debate essencial sobre o papel estratégico dos auditores de controle externo na fiscalização.

“A presença de diversas autoridades aqui hoje reflete o interesse crescente na compreensão e consolidação da carreira de auditor de controle externo. É essencial que o público compreenda plenamente o papel e a função dos auditores dentro do Tribunal de Contas, influenciando diretamente na transparência e eficiência da administração pública”, disse  Shara Lessa, presidente da AUD-TCE-SE.

O presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Ismar Viana, destacou o objetivo do evento em promover um debate crítico que fortaleça as instituições de controle. “Buscar esclarecer o papel crucial das instituições de controle externo, garantindo que a sociedade compreenda sua necessidade e contribuição para o funcionamento adequado da administração é essencial”, avalia.

Em seu discurso, a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, reconheceu o papel fundamental do papel dos auditores de controle externo.

“É fundamental destacarmos que os auditores de controle externo desempenham um papel essencial para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira responsável e em benefício da sociedade. Sou testemunha de que o profissionalismo e a qualificação técnica das senhoras e senhores é imprescindível para que cada real gasto pelos administradores públicos esteja aliado com os princípios da legalidade, da economicidade e da eficiência. Mais até que uma função técnica, eu diria, que auditoria de controle externo é também uma vocação”, afirmou.

O evento foi composto por três palestras: “Avaliação Nacional dos órgãos de auditoria e instrução processual: perspectivas estruturantes e efetividade de atuação”, ministrada pela auditora de controle externo do TCE/CE e mestre em planejamento e políticas públicas, Thaisse Craveiro; “Comunicação Humanizada”, conduzida pelo juiz federal e escritor, Kleiton Ferreira; e “Palco eleitoral no final do mandato: condutas vedadas e a coreografia fiscal “, ministrada pelo auditor de controle externo do TCM/BA e professor da UFBA, Vitor Maciel.