O Crea-SE deu mais um importante passo em direção à modernização e à transparência com a implantação de novos módulos tecnológicos, essenciais para o funcionamento do Conselho, e que têm como principal objetivo agregar e organizar as informações institucionais, permitindo que os dados sejam disponibilizados de forma clara e acessível tanto para os cidadãos quanto para os órgãos de controle, como o TCU, por meio do Portal da Transparência e em formatos de dados abertos.
O processo de modernização passa também pela capacitação dos servidores. Durante 10 dias, os colaboradores participaram de um treinamento voltado ao novo Sistema. Os módulos abordados incluíram o Portal da Transparência, SISPAD (passagens e diárias), Compras, Contratos e Licitações, Almoxarifado e Patrimônio assim como o Contábil e Financeiro. A capacitação foi organizada por setores, permitindo que cada equipe adquirisse conhecimentos específicos em relação às suas atividades diárias.
“O Sistema oferece soluções completas para a gestão administrativa, financeira e contábil”, afirma a analista Adriana Lacerda Nunes, responsável pelo treinamento. Ela ressalta a importância da capacitação dos servidores para o pleno uso dos recursos do software, garantindo maior eficiência nos processos e alerta para a necessidade de cada setor manter a alimentação constante dos dados para a atualização da plataforma.
Outro ponto relevante destacado pela analista é a facilidade de acesso remoto, que permite que os dados sejam consultados e atualizados de qualquer lugar, o que dinamiza ainda mais o fluxo de trabalho. “Esse aprendizado é fundamental para a incorporação dessas ferramentas na rotina dos servidores, melhorando não só a eficiência interna, mas também o atendimento aos profissionais e à sociedade em geral”, ressalta a gerente administrativa do Crea-SE, Andréa Fiel.
“Como Controladora do Crea-SE, vejo a capacitação dos nossos servidores no uso da nova plataforma como um passo crucial para a modernização e eficiência dos nossos processos. A implementação de soluções integradas para a gestão administrativa, financeira e contábil não só otimiza o fluxo de trabalho, mas também garante que possamos prestar contas com mais precisão e agilidade. A alimentação constante dos dados por cada setor é fundamental para mantermos nossas informações atualizadas em tempo real, assegurando uma gestão transparente e alinhada às melhores práticas do mercado”, avalia Amanda Machi, Controladora do Crea-SE.