Crea-SE agora é Autoridade de Registro para emissão de certificado digital

Contrato foi oficializado virtualmente com o gerente da Serpro, Carlos Henrique Rodrigues Alexandria

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) avançou significativamente ao se tornar uma Autoridade de Registro. Essa nova atribuição permite a emissão de certificados digitais com validade jurídica, assegurando a autenticidade, integridade e segurança dos documentos eletrônicos utilizados pelos profissionais das áreas de engenharias, agronomia e geociências. A partir de agora, o Conselho entra em uma nova fase, na qual serão realizadas tratativas e ajustes para dar início ao processo da emissão dos certificados.

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI

Presidente do Crea-SE, Dilson Luiz

A prestação do serviço foi oficializada na última segunda-feira (13/5) durante a Sessão Plenária do Crea-SE, com a assinatura do contrato junto ao Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados. “Essa conquista representa um marco importante em nossa jornada, pois nos aproxima ainda mais dos profissionais, permitindo-nos atender às suas necessidades de forma mais ágil e eficiente. Já estamos trabalhando nas etapas necessárias para que, muito em breve, os profissionais e empresas ativos e registrados possam solicitar e ter acesso ao documento digital de forma ágil, segura e econômica”, destaca o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.

Jorge Roberto Silveira, assessor de Projetos Estratégicos do Crea-SE

Ao se tornar Autoridade Registradora de certificados digitais, o Conselho assegura diversos benefícios aos profissionais e empresas registrados e ativos no Sistema. É o que afirma o assessor de Projetos Estratégicos do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira, responsável por acompanhar todo o processo de implementação junto ao Serpro. “O profissional com Certificado Digital terá acesso às várias plataformas governamentais, deixará de assinar manualmente diversos documentos e não precisará mais reconhecer nenhum deles no Cartório. O profissional terá o Certificado de forma mais rápida, segura e fácil. Além disso, o Certificado é multiplataforma porque estará em nuvem, e ele pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora”, explica Silveira.

Sessão Plenária do Crea-SE

Outro benefício importante é que a emissão de certificados digitais pelo Crea-SE vai reduzir custos. O valor a ser pago para obter esses documentos será menor que o valor cobrado no mercado, representando uma economia significativa. Além disso, os profissionais não precisarão mais recorrer a terceiros para obter certificados digitais. Todo o processo poderá ser realizado de forma direta e simples.