Crea-SE, 48 anos de história e evolução contínua

Nesta terça-feira, 28 de maio, o Crea-SE completa 48 anos de fundação, marcando quase meio século de atuação em defesa da valorização dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências, e da segurança da sociedade. Com 5.129 empresas e 6.591 profissionais registrados, o Conselho tem a responsabilidade de fiscalizar e regulamentar o exercício profissional. Uma parte crucial dessa função é combater a atuação de leigos (indivíduos não qualificados e não registrados) nas atividades técnicas.

Atuação firme no combate ao exercício ilegal da profissão

Além de sua atribuição principal de fiscalizar o exercício profissional, o Conselho desempenha um papel de destaque no fomento ao desenvolvimento sustentável do estado. O reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelo Crea-SE vem de diversas instituições e órgãos, que atestam a importância da instituição na promoção de boas práticas e na defesa dos interesses da sociedade.

“As parcerias estabelecidas pelo Crea-SE, com entidades governamentais, instituições acadêmicas e o setor privado, são fundamentais para fortalecer nossas ações e ampliar nossa capacidade de atuação, alcançando um maior número de profissionais e empresas e promovendo um maior impacto positivo na sociedade”, avalia o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.

Impacto da atuação:  A atuação do Crea-SE é vista como essencial para a garantia de um desenvolvimento sustentável e seguro. Sua expertise é requisitada por órgãos públicos devido à sua capacidade de assegurar que os projetos e iniciativas atendam aos padrões técnicos e ambientais exigidos. As parcerias formadas com o Crea-SE fortalecem a implementação de práticas sustentáveis, trazendo benefícios diretos para a sociedade e o meio ambiente.

Participação em Comitês e Conselhos: O Crea-SE participa ativamente em Comitês e Conselhos, contribuindo de diversas formas, especialmente nas discussões e na elaboração de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade.

Fiscalização conjunta: Em parceria com diversos órgãos, o Crea-SE atua na fiscalização de obras e atividades técnicas, assegurando o cumprimento das legislações ambientais e de segurança. Essas ações conjuntas garantem maior eficácia na proteção do meio ambiente e da sociedade.

Projetos de cooperação: O Crea-SE desenvolve projetos de cooperação técnica com órgãos do estado e prefeituras para implementar soluções sustentáveis em áreas como saneamento, gestão de resíduos, energia renovável e agricultura sustentável.