A delegação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) participou ativamente com importantes contribuições no 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Brasília. O evento iniciado na última terça (15/2) e encerrado nessa quinta (17) reuniu mais de mil lideranças de todo o país, além de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA
O presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira parabenizou o Confea e toda equipe envolvida pelo sucesso do evento e, em especial pelo rico conteúdo que pautou palestras, painéis e as reuniões do Colégio de Presidentes, Câmaras Especializadas, Comissões e demais Fóruns consultivos. “Foram três dias muito produtivos e aqui destaco o espaço Café & Política, uma iniciativa pautada na Agenda Legislativa do Sistema para 2022. Um espaço importante para o avanço do diálogo com senadores e deputados federais”, enfatiza Jorge Silveira.
A troca de informações, de procedimentos e de experiência profissional pontuaram as reuniões de Câmaras e Comissões. Na Agronomia o foco foi a Fiscalização. “Existe uma grande dificuldade em avançar a fiscalização na área rural. Em muitas regiões o acesso é difícil, o que resulta em custos altos. Nesses três dias de trabalho discutimos a questão e pontuamos diversas alternativas para que o trabalho avance em todo o território”, disse o engenheiro agrônomo, João Bosco de Andrade, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia.
Na avaliação do Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Engenheiro Eletricista, André Araújo, o Encontro de Líderes trouxe temas relevantes e atuais de interesse da Engenharia. “Da nossa área especificamente tivemos importantes discussões dobre o PDA, as atribuições profissionais e a questão dos materiais utilizados nos serviços de instalações elétricas, a exemplo de cabos elétricos desbitolados”, afirma André.
“É de extrema importância o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea para a engenharia brasileira. É um evento que reúne no mesmo espaço profissionais e lideranças da Engenharia de todo o país. Participo deste evento, com a missão e a responsabilidade de contribuir para as discussões e decisões sobre a ética profissional. Ética é importante e necessária para o bem-estar de uma sociedade e se aplica a todas as esferas e profissões”, enfatiza o Engenheiro Civil Tadeu Maciel, coordenador da Comissão de Ética Profissional do Crea-SE.
“A reunião foi bastante proveitosa com a discussão de muitas propostas para serem desenvolvidas ao longo ano. Com base na pauta apresentada formatamos o Plano Anual de Atividades para 2022”, destaca a Engenheira Química Patrícia Rodrigues, Coordenadora da Câmara Especializada em Engenheira Química, Geologia, Minas e Segurança do Trabalho.
O representante da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho na Coordenadoria Nacional, Engenheiro de Segurança do Trabalho Helder Daniel de Souza Sá também destacou o sucesso a importância do Encontro de Líderes. “Tivemos uma reunião bastante positiva e dinâmica com foco na responsabilidade e atribuição profissional e, acima, com discussão voltada para o fortalecimento da Segurança do Trabalho. Estou muito satisfeito em poder participar e contribuir”, afirma Helder.
O Engenheiro Mecânico Carlos Antônio de Magalhães, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica enfatizou o sucesso do evento e a importância das discussões. “Na Nossa Câmara foi realizado um amplo debate, com boas propostas para o fortalecimento da nossa área profissional. Sem dúvida saímos desse encontro com novas ideias e projetos”, disse ele.
Para o Engenheiro Civil Luiz Diego Vieira, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-SE, O Encontro de Líderes é um evento representativo para toda a Engenharia. “ Nesse encontro definimos as diretrizes para as próximas reuniões e criações de grupos de trabalhos em que cada coordenador regional oferece sua contribuição para tornar cada vez mais forte nossa engenharia civil, bem como defender a sociedade de obras que possam trazer riscos à saúde e a vida das pessoas”, disse Luiz Diego.
“O encontro foi fantástico, onde quem sai ganhando é a sociedade em geral.. Na reunião da CCEGM foram pontuados itens de grande relevância, dentre eles, fiscalização das áreas de riscos geológicos, fiscalização das atividades voltadas para a mineração, convênio entre a ANM e o Sistema Confea/Crea. Foram três dias de trabalho intenso e com resultados satisfatórios”, avalia o representante da Câmara Especializada de Geologia e Minas, o geólogo Gustavo Nunes de Araújo.