Brasil vai sediar maior evento de fundações do Hemisfério Sul

Antes de se erguer um prédio, uma ponte, um porto, ou qualquer outra edificação, o principal desafio é vencer as dificuldades impostas pelo solo. Para isso, é necessária uma engenharia com expertise técnica em fundações e geotecnias para tornar as estruturas capazes de suportar com segurança a construção do empreendimento.

Esse segmento envolve empresas e profissionais especializados em projetos desafiadores, além da indústria de equipamentos, estará reunido no único evento no Brasil especializado nesse setor: o 8º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (SEFE 8) e 2ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, que acontecerá de 23 a 25 de junho de 2015, nos pavilhões D e E do Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF), em parceria com o  Sindicato da Indústria de Engenharia de Fundações e Geotecnia do Estado de São Paulo (SINABEF), a  Associação Brasileira de Mecânica de Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), a  Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG) e o  Deep Foundations Institute (DFI).
Nessa oitava edição, contará, novamente, com a presença de renomados especialistas brasileiros e estrangeiros, que ministrarão palestras sobre o tema de engenharia de fundações e geotecnia, apresentando técnicas inovadoras, pesquisas acadêmicas, experiências e casos reais de obras.

O seminário vai disseminar conhecimento e troca de informações sobre temas em evidência, como Fundação de edifícios; Fundação de portos, pontes e obras especiais; Ensaios em estacas, Escavações profundas e contenções em obras urbanas; Geotecnia e meio Ambiente; Tratamento e melhoria de solos; Responsabilidades da prática profissional – riscos, consequências e seguros; Estado atual, desafios e perspectivas futuras em fundações e contenções.

“O clima de satisfação nesse evento é notório”, ressalta o presidente da ABEF, Walter Roberto Iorio. “Os congressistas vêm de todas as partes do Brasil e do exterior, cientes que o evento retrata a realidade do setor, em todas as esferas. Com o mundo globalizado é natural que as experiências sejam compartilhadas e o conhecimento disseminado. Na edição passada, recebemos visitantes de 25 países”.

Feira específica, público seleto
Em paralelo ao SEFE 8, será realizada a 2ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia, que nesta edição terá quase 100% de crescimento sobre a edição de 2012. A feira ocupará um espaço de 9.696 m2, conferindo ao evento o status de maior encontro geotécnico do Hemisfério Sul e um dos mais importantes do mundo. “O SEFE converge toda a classe produtiva da engenharia geotécnica e de fundações, desde o projeto à execução, passando por fabricantes de equipamentos e utensílios, inclusive fornecedores, clientes e consumidores de nossos serviços, bem como representantes do meio acadêmico”, explica Walter.

Por atrair um público focado na utilização de equipamentos, serviços e tecnologias do setor de fundação e geotecnias, a feira gera um clima de negócios. Os organizadores informam que a edição de 2012 contou com 5050 visitantes e o índice de satisfação dos expositores foi de 95%.

  • Data: 23 a 25 de junho de 2015
  • Local: Transamérica Expo Center, Pavilhões D e E
  • Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo

Fonte: BrasilEngenharia.com.


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.