Atualização do Plano de Fiscalização abre reunião nacional de Engenharia Civil em Sergipe

A proposta de atualização do Plano de Fiscalização do Sistema Confea/Crea foi a principal pauta discutida e aprovada no primeiro dia da reunião ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, que acontece até esta quinta-feira (14), em Aracaju. Reunidos na sede do Crea-SE, coordenadores de todo o Brasil defendem a modernização nos processos de fiscalização, incluindo ferramentas avançadas como inteligência artificial e imagens de satélite para uma análise em tempo real. Além disso, foi discutida a definição de diretrizes unificadas para fortalecer a segurança e a qualidade das obras e serviços de engenharia prestados à sociedade.

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO AQUI

“A atualização do plano de fiscalização, com a revisão e aprimoramento do manual, representa um marco importante para a engenharia civil e para o sistema Confea/Crea como um todo. Esse avanço visa não apenas à melhoria das práticas, mas à padronização e uniformização das ações de fiscalização, garantindo que cada fiscalização realizada seja eficiente, precisa e alinhada às novas demandas do setor e da sociedade”, reforça Stênio de Coura Cuentro, coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, que conduziu os trabalhos da reunião ao lado do coordenador adjunto Sidiclei Formagini e dos coordenadores da CEEC do Crea-SE, Andréa Santana e Daniel Diniz.

Para a coordenadora Andréa Santana, a atualização e padronização das ações de fiscalização são essenciais para que o sistema Confea/Crea se mantenha em sintonia com os avanços técnicos e as demandas da sociedade. “Ao aprimorar nossos procedimentos de fiscalização, garantimos que o monitoramento dos serviços de engenharia seja mais preciso e eficiente, proporcionando maior segurança e qualidade às obras e serviços prestados. Também reforço a importância da unificação das práticas de fiscalização entre os estados como um passo fundamental para fortalecer a atuação dos Creas em todo o Brasil”, afirmou a engenheira civil.

A Reunião Ordinária de Coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil de todo o Brasil acontece em Sergipe após um intervalo de 10 anos. “É uma grande satisfação sediar este evento, após uma década. A engenharia civil desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável e seguro das cidades, e esta reunião reforça o compromisso de todos os Creas em garantir que os serviços prestados estejam em conformidade com as melhores práticas e inovações. Estamos confiantes de que as decisões tomadas aqui terão um impacto positivo para a profissão e para a sociedade”, avalia o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.

A programação segue até esta quinta-feira (14), com diversos outros temas de importância na pauta, como o ensino a distância, cadastramento de cursos de graduação e pós-graduação, e a resolução do Confea sobre o tipo e uso de placas de identificação de exercício profissional em obras, instalações e serviços de engenharia e agronomia.

 

Texto e fotos: Iris Valéria- Assessora de Comunicação do Crea-SE

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.