A advogada do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE),
Elaine Felizola e o conselheiro Sérgio Mauricio, coordenador da Comissão de Ética participam, em Brasília, da primeira reunião extraordinária do ano da Coordenadoria Nacional das Comissões de Ética (CNCE) do Sistema Confea/Crea e Mútua. Antecipar o fechamento do ano, compilando toda a produção de 2015, e ao mesmo tempo selecionar algumas ações a serem sugeridas para 2016 são duas das metas a serem atingidas durante o evento.
Iniciada na manhã desta quarta-feira (14), a reunião acontece na sede do Confea, em Brasília, até sexta-feira. Pouco antes de abrir a reunião, em entrevista à Assessoria de Comunicação do Confea, Jovanilson Faleiro de Freitas, engenheiro eletricista que
responde pela Coordenadoria Nacional das Comissões Regionais, adiantou que é grande a expectativa em ver implantadas as propostas apresentadas pelos coordenadores durante o ano.
“Vamos recomendar que sejam institucionalizadas as palestras sobre ética, dirigidas a conselheiros e profissionais e que, quando da entrega da Carteira de Registro Profissional aos recém-formados, seja exibida a palestra dirigida especialmente a eles”, disse Freitas.
Ao sugerir um rodízio na composição das comissões de ética para evitar a troca de todos os membros de uma só vez, como acontece a cada dois anos, a Coordenadoria Nacional de Ética vai recomendar a manutenção de pelo menos um membro da composição anterior, “a fim de que se mantenha uma memória viva, facilitando o desempenho de todos”.
Com uma pauta que inclui o posicionamento da CNCE sobre o ensino a distância e o enquadramento na Ética de profissionais do Sistema envolvidos em escândalos de desvio de dinheiro público – a reunião da Comissão vai tratar também de sugerir a revisão da Resolução 1004, que regulamenta a condução do Processo Ético Disciplinar.
C/informações do Confea