Encerrou neste sábado (11/3), a 2ᵃ Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste. Durante dois dias, os participantes discutiram e analisaram uma extensa pauta que trouxe temas e assuntos voltados para o fortalecimento e crescimento dos Creas do Nordeste e da engenharia em geral. Os presidentes tiveram a oportunidade de pontuar reivindicações, fazer propostas e colocar o posicionamento de cada uma das autarquias federais da região diante dos temas abordados.
Para o coordenador-adjunto e presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende, a reunião foi bastante positiva. “O Nordeste tem sua diversidade representada no Conselho Regional. Reuniões como está são de fundamental importância por se tratar de um espaço próprio para discutir a realidade de cada um dos Estados representados. Durante esses dois dias de evento tivemos uma pauta extensa e de interesse das áreas de engenharia e agronomia, e também da população nordestina, o que significa afirmar que temos muito trabalho a fazer, o que exige de todos nós desempenho e união em defesa de projetos e ações que venham consolidar as melhorias que tanto lutamos e desejamos para a Engenharia em geral”, disse Arício.
Na ocasião, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar apresentou a sugestão de criação de uma linha de financiamento da Mútua, para viabilizar projetos de produção de energia renovável, de profissionais associados à Caixa. O Fórum aprovou o encaminhamento de proposta que deverá ser enviada ao plenário do Conselho Federal para apreciação.
Nos dois dias de realização do Fórum, os participantes também discutiram, a situação legal da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); o cenário econômico dos Creas do Nordeste diante a recessão vivida pelo País; a revisão da Decisão Plenária PL 1230/2007 do Confea, que dispõe sobre o registro de firma individual; habilitação para elaboração de Projetos de Combate a Incêndio; a situação do Crea-SP e a realização da Semana da Engenharia e Agronomia (SOEA).
O coordenador do Fórum e presidente do Crea-PI, José Roberto Ferreira de Oliveira, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da realização do evento como forma de fortalecer o Sistema Confea/Crea. “Os trabalhos foram muito produtivos, com boa participação, esgotamos todas as pautas e vamos encaminhar o resultado dessas discussões ao Plenário do Confea”, declarou o coordenador.
“Foi muito importante essa reunião, pois conseguimos debater assuntos de grande relevância em relação ao sistema e compartilhar todas as inovações de cada conselho, além de unificar essas ações”, afirmou o presidente do Crea-AL, Fernado Dacal Reis.
O presidente do Crea-CE, Victor César Pinto, afirmou que o ambiente regional proporciona maior tranquilidade para as discussões sobre as realidades locais. “Conseguimos fazer um planejamento melhor para as nossas ações, até porque a realidade dos Creas da região Nordeste é diferenciada das demais regiões brasileiras. Os Creas Nordeste têm afinidades e são semelhantes no que se refere às suas atividades e problemas”, enfatiza. Os participantes destacaram, também, a hospitalidade e acolhida do presidente do Crea-SE, Arício Resende, anfitrião do evento.