Novo Parque Tecnológico beneficiará a população sergipana

 

Novo SergipeTec (Foto: ASN)
Novo SergipeTec (Foto: ASN)

Maior visibilidade ao município e aquecimento da economia local, com a valorização dos imóveis da região e o calçamento das vias de acesso, são alguns dos benefícios observados com a implantação do novo Sergipe Parque Tecnológico.  Abrigado em uma área de mais de 120.000 m², o novo SergipeTec está sendo construído no município de São Cristóvão, ao lado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os recursos já passam de R$ 33 milhões e são oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) e Governo do Estado.

Além dos benefícios iniciais, de ampliação das ações na área de biotecnologia, energia e tecnologia da informação e comunicação, o SergipeTec também vai ofertar cursos de capacitação gratuitos para a comunidade, tratamento do esgoto do colégio Armindo Guaraná e acesso dos alunos aos laboratórios de eletroeletrônica, física, química, biologia e informática.

A conclusão da obra está prevista ainda para este ano. Atualmente, o SergipeTec funciona em um prédio da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), localizado no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, no bairro Capucho e trabalha com 23 empresas, gerando 260 empregos diretos. Com a conclusão da obra e a chegada de novas empresas, a comunidade do entorno (Rosa Elze e adjacências) irá contar com novas oportunidades no mercado de trabalho.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, a construção da sede própria do SergipeTec tem uma contribuição fundamental para o Estado. “Além de promover o incremento científico e tecnológico local e regional, o Sergipe Parque Tecnológico tem exercido um papel essencial no apoio aos empreendimentos instalados no Estado, tanto de base técnica como industrial, contribuindo ainda com o desenvolvimento econômico de Sergipe”, ressaltou.

De acordo com o diretor-presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, o projeto de urbanização do Parque Tecnológico teve como princípios especiais a sustentabilidade ambiental e a aplicabilidade das técnicas que favoreçam o meio ambiente, aculturamento da sociedade, além, do retorno financeiro do investimento. “A ideia é voltada para a busca de soluções de ordenação do espaço, com uma abordagem ecologicamente correta, com oportunidades de negócios, geração de empregos e renda e inclusão social”, ressaltou.

Estrutura

A proposta do novo prédio é de funcionar como centro empresarial composto por sete blocos, incubadoras de empresas, Incubadora em Energias Renováveis, Instituto de Análises e Pesquisas Forense, Fábrica de Teste em Software, Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe, Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Tecnologia de Sergipe. Além destas, está em andamento uma estrutura de apoio que conta com laboratórios de informática, Biotecnologia, salas de treinamento com computadores, salas de reuniões e videoconferência, auditório para 200 pessoas, Centro Catalisador de Competências em Tecnologia da Informação e espaço de convivência.

Além disso, o SergipeTec têm disponíveis para os empresários algumas áreas no Centro Empresarial de Petróleo, Gás, Energia e Mineração, localizado na avenida Maranhão, 2392, zona norte da cidade de Aracaju, com fácil acesso à saída para a BR 101 e o porto de Sergipe. Seu foco principal é a viabilização de negócios para pequenas e médias empresas integradas da cadeia produtiva de petróleo e gás, energia e mineração, além de contar com um importante Centro de Formação Profissional do Senac, na área de informática e de gestão do conhecimento, que trará benefícios às empresas instaladas.

O SergipeTec é uma associação privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Social Estadual. Tem a missão de promover o empreendedorismo, visando a inovação, a competitividade e a geração do conhecimento, trabalho e renda, através de indução de sinergia entre empresas, governo, academia e organizações de suporte e fomento; fornecimento de serviços de valor agregado e qualificação contínua do território.

Fonte: Sedetec


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.