Belo Horizonte (MG) sediou na semana passada a 12º edição do Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos (Enfisa), com o objetivo de discutir a fiscalização, o aperfeiçoamento da legislação e os métodos de controle relacionado aos insumos agrícolas de todo o país. O evento teve início no dia 05 e foi até o dia 9 deste mês.
Com cerca de 500 pessoas por dia, o encontro teve dois públicos distintos: para o seminário, representantes de indústrias, pesquisadores, alunos de universidade e professores. Já o encontro foi específico para os fiscais agropecuários federais, estaduais e municipais.
Coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o encontro abordou vários temas. “Um deles será a lagarta Helicoverpa armigera, que vêm causando transtornos sérios para o Brasil. Também será abordada a questão da emergência fitossanitária e a aplicação aérea de agrotóxicos”, disse o diretor do Departamento de Fiscalização de insumos Agrícolas (DFIA) do Mapa, Girabis Ramos, dias antes.
O encontro contou com a participação do Ministério Público, que explicou como funciona a legislação nessa área, e com a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que apresentou novas tecnologias para o setor. Além disso, houve uma discussão sobre a participação das entidades da sociedade civil organizada, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
Fonte: Ministério da Agricultura
Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária
Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012