Produtores de arroz terão ajuda para vender a safra

 

1_news_69_1c5bd51c50498503fe4c3fa21bcd8142 A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão auxiliar os rizicultores dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco a comercializar a atual safra de arroz por preços mais equilibrados. Em reunião realizada na sexta-feira, 14, no povoado Betume, em Neópolis, foram definidas ações para garantir maior rentabilidade aos produtores dos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume.

Atendendo a solicitação da Codevasf, a superintendente regional da Conab para os estados de Bahia e Sergipe, Rose Pondé, foi a Neópolis reforçar a divulgação da política de garantia de preços mínimos. Durante a reunião, ficou definido que os distritos de irrigação irão levantar a demanda junto aos produtores para ser apresentada à Codevasf e à Conab. A Codevasf também disponibilizará o equipamento para medição da umidade do arroz para que os produtores possam atender aos requisitos exigidos pela Conab.

Paulo Viana, superintendente regional da Codevasf, disse que o objetivo da ação é viabilizar um retorno financeiro maior para o produtor. “O nosso objetivo é ampliar a rentabilidade da rizicultura, eliminando intermediações desnecessárias. A nossa pretensão é que, um dia, os próprios rizicultores se organizem para beneficiar o seu arroz, agregando valor à sua produção e ampliando a sua renda ao mesmo tempo por meio da venda direta ao consumidor final”, declarou o superintendente da Codevasf.

A superintendente regional da Conab, Rose Pondé, garantiu que a companhia possui condições de atender a toda à demanda do Baixo São Francisco. “O produtor precisa apenas informar essa demanda e apresentar um produto com a umidade exigida pelas normas de classificação. Assim, podemos garantir a comercialização por preços mínimos fixados pelo Governo Federal a cada ano-safra. Fizemos isso com sucesso em 2011, quando a quase totalidade dos rizicultores venderam bem acima do preço mínimo”, afirmou ela.

O secretário estadual da Agricultura, Francisco Dantas, que disponibilizou a estrutura do Governo do Estado para auxiliar os produtores rurais. “Queremos dar a nossa contribuição para essa região, que detém recordes nacionais de produtividade na rizicultura”, afirmou o secretário. Para os produtores, a presença da Conab traz um efeito positivo para a cadeia produtiva. “Se não fosse por essa ação, com certeza a nossa produção valeria bem menos. Graças à Conab conseguimos ainda segurar o preço”, disse o produtor Carlos Augusto.

Além de buscar alternativas para a comercialização, a Codevasf segue investindo na melhoria da infraestrutura de uso comum dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco por meio do programa Mais Irrigação. Atualmente, estão em andamento a reabilitação dos canais de aproximação e a pavimentação granítica dos corredores de escoamento. São prioridades a reabilitação dos canais de irrigação e do sistema de bombeamento, ações em fase de licitação e em fase preparatória, respectivamente.

Fonte: Jornal da Cidade


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.