Sessão Plenária do Crea-SE encerra o X ESC com pautas sobre capacitação, integração institucional e fortalecimento da fiscalização

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI

Deliberações, relatos e julgamentos de processos, além de temas estratégicos para a fiscalização e valorização profissional, pautaram a Sessão Plenária do Crea-SE, realizada no domingo (9), no município de Canindé de São Francisco, Alto Sertão de Sergipe. A reunião, que marcou o encerramento da programação do X Encontro Sergipano de Conselheiros e Servidores do Conselho (X ESC), consolidou, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo de dois dias de treinamento voltado para os conselheiros titulares e suplentes, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro.

A Sessão foi conduzida pelo presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, ao lado do vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni Gomes da Silva, que representou o presidente do Conselho Federal, Vinícius Marchese, e do vice-presidente do Crea-SE, Abraão Vieira. Ao abrir a Sessão, Dilson Luiz ressaltou a significativa participação dos conselheiros no X ESC, enfatizando que a capacitação contínua é um pilar essencial para o aprimoramento das atividades do Conselho. O presidente também destacou a importância do alinhamento estratégico entre o Crea-SE e o Sistema Confea/Crea/Mútua, reforçando que essa integração é fundamental para consolidar diretrizes nacionais e adaptá-las à realidade local, fortalecendo a atuação do Conselho no estado.

O vice-presidente do Confea parabenizou o Crea-SE pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância do plano de fiscalização do Conselho. Em sua fala, alertou para a preocupante presença de pessoas sem a devida habilitação exercendo atividades privativas das Engenharias, Agronomia e Geociências, ressaltando que mais de 50% dessas atividades estão sendo executadas por leigos.

Ao abordar a responsabilidade dos conselheiros e servidores do Sistema, Nielsen Christianni enfatizou a necessidade de fortalecer a fiscalização e promover ações que garantam a valorização profissional. Ele reforçou o compromisso do Confea em oferecer o suporte necessário ao Crea-SE, assegurando que a Engenharia, a Agronomia e as Geociências ocupem o espaço de relevância que lhes é devido, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e seguro do estado de Sergipe.

Na ordem dos trabalhos, os conselheiros do Crea-SE procederam à análise e julgamento de processos administrativos, garantindo a conformidade com as normativas vigentes. Além disso, discutiram e aprovaram a prestação de contas do Conselho referente aos meses de novembro e dezembro, assegurando a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos.

Durante a Sessão, foram deliberados diversos assuntos de interesse do Sistema, e foi aberto espaço para manifestação dos coordenadores das Câmaras Especializadas, Comissões e do Colégio de Entidades Regionais (CDER), que apresentaram informes sobre as atividades desenvolvidas em suas respectivas áreas.

No “Momento Mútua”, conduzido pelo diretor administrativo, Flávio Goes, e pelo diretor financeiro, André Luiz, foram apresentados dados estatísticos que evidenciaram o desempenho da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Os diretores também detalharam os benefícios oferecidos pela Mútua, destacando a busca contínua por aprimoramento e inovação, reforçando que esses benefícios são o pilar central da entidade no apoio aos profissionais vinculados ao Sistema.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.