De Esteio Resiliente a Perícia Judicial, palestras lotam Ilha Conexões

Programa Esteio Resiliente
Com a moderação da eng. amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS e moradora de Esteio, a palestra “Esteio Resiliente” foi apresentada pelo prefeito do município, Leonardo Pascoal. Esteio é o primeiro município gaúcho a receber o Prêmio InovaCidade e também pioneiro ao receber repasse de Cidades Resilientes, uma parceria com o Banco Mundial que disponibilizou, inicialmente, cerca de R$ 500 milhões exclusivamente para projetos que buscam prevenir e mitigar os efeitos de desastres ambientais.

Voltado para a resiliência climática, o prefeito falou sobre os problemas históricos de enchentes e alagamentos; da urbanização desordenada e da falta de estrutura ao longo dos anos.

“O Programa não é uma salvação, nem uma resposta do que vivemos em maio deste ano, porque começou a ser implantado desde 2017 e vem junto com outras ações estruturais e não estruturais, com o objetivo de diminuir os impactos, como um novo plano diretor de desenvolvimento urbano, que contou com a ajuda da eng. amb. Nanci Walter”.

Gestão do Tempo e Planejamento para Criadores de Conteúdo – Aprenda a lucrar mais gerenciando corretamente o seu tempo

Em tom de uma conversa informal, o engenheiro de produção Leonardo Melo, também influenciador digital, bateu um papo com a plateia sobre gestão de tempo.
Deu dicas importantes sobre o hábito de administração do tempo até mesmo para a saúde mental, gerenciamento dos conflitos do dia a dia. A partir do momento, quando a gente enxerga os compromissos e conseguimos gerenciar.
O tempo é finito, então temos que fazer uso pragmático para melhorar o nosso dia a dia. A mesma constância deve ser utilizada nos conteúdos das redes sociais. Este é o segredo.
“Se organizem, se planejem. A jornada tem muito a ensinar, mais do que o final, porque gera valor e sentimento.”

Desenvolvimento de Tecnologia Aeroespacial para o Agronegócio

Com um público que mesclou uma diversidade de gerações, o CEO da startup brasileira Psyche Aerospace, Gabriel Leal, falou sobre investimento em drone agrícola, que criou o futuro da pulverização, mobilizando uma frota de drones autônomos. Resultado, recebeu diversos convites de várias regiões do Brasil.

A startup, que iniciou sua trajetória com recursos próprios, recebeu seu primeiro aporte em uma fase de capital semente, a um “valuation” de 10 milhões de reais. A expressão designa, no meio corporativo e no mercado financeiro, o processo de avaliação de um negócio pela perspectiva do lucro e do retorno.
Para chegar em seu novo e atual investimento, a empresa cumpriu etapas de desenvolvimento, como a progressão no projeto do Harpia P-71 e seus sistemas, possibilitando o primeiro voo, ocorrido em março deste ano.
“Feito no Brasil e por brasileiros”, afirmou orgulhoso que a terra fértil é o agronegócio. A aplicação conta com o trabalho de engenheiros agrônomos.

Perícia Judicial Descomplicada: do zero à nomeação

Caminho para se tornar perito? De forma descomplicada, o eng. industrial mecânico e seg. trabalho Frederico Cesarini finalizou uma série de palestras na tarde de quarta, na 79ª Soea.
Com 10 anos como perito, deu dicas para quem quer ser nomeado, como ser bom engenheiro, ter conhecimento técnico. Ensinou ainda a obter o Cadastro no Sistema Judiciário, primeira nomeação e o desenvolvimento da expertise com a prática.
“Não é uma profissão exclusiva da engenharia. Os profissionais mais demandados são médicos e contadores. A Engenharia está em terceiro lugar. Mas existe uma demanda imensa de processos que exigem o profissional da engenharia”, ensinou, citando as maiores empresas litigantes.