A fiscalização do Crea-SE intensificou suas atividades na Zona de Expansão de Aracaju, uma área em acelerada transformação urbana, caracterizada pela construção de condomínios fechados, loteamentos e áreas comerciais. Durante dois dias, os fiscais verificaram se os serviços e obras em andamento, relacionados às engenharias, agronomia e geociências, estão sendo acompanhados e executados por profissionais devidamente habilitados e registrados no Conselho.
A ação fiscalizatória focou na verificação da responsabilidade técnica dos projetos, incluindo as fases de elaboração arquitetônica, estrutural e elétrica, assim como na execução das obras. “Essa ação não apenas previne irregularidades, mas também protege a sociedade de riscos estruturais, acidentes e falhas técnicas que podem comprometer a segurança pública. A fiscalização do Crea-SE, ao garantir que as obras estejam em conformidade com as exigências legais, fortalece a credibilidade dos profissionais envolvidos, valorizando sua atuação e assegurando que o desenvolvimento urbano ocorra de maneira segura e responsável”, enfatiza o coordenador da Fiscalização do Crea-SE, Wlademir Lufran.
As equipes de fiscalização, além de verificar o cumprimento das normas técnicas e legais, oferecem suporte técnico aos profissionais, esclarecendo dúvidas e orientando sobre melhores práticas. Essa abordagem educativa contribui para a regularização dos projetos e para o aprimoramento das atividades, promovendo a adequação das obras aos padrões de segurança e qualidade exigidos. É o que explica Wlademir ao ressaltar que os fiscais atuaram nas localidades do Robalo, São José dos Náufragos, Aruana, Mosqueiro, Matapoã e Areia Branca.