Fórum discute alinhamento das grades curriculares diante das atribuições profissionais no marcado de trabalho

A terceira edição do Fórum de Ensino Superior do Crea-SE foi realizada na manhã desta terça-feira (3), na sede do Conselho e reuniu profissionais e representantes de diversas instituições de ensino. Nesta edição, esteve em pauta o alinhamento das grades curriculares com as atribuições que atualmente estão sendo exigidas no mercado de trabalho.

Diante das necessidades apresentadas pelo mercado de trabalho, O Crea-SE entendeu que nesta edição do Fórum este tema deveria ser discutido para ampliar o espaço de diálogo, e assim, melhorar o trabalho educacional, a formação profissional e a atuação deste Conselho na defesa daqueles que representa.

O Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-SE, Almir Querino, destacou o trabalho do Conselho na promoção do desenvolvimento profissional.

“Conseguimos unir as instituições que são responsáveis pela formação do profissional, o Crea-SE e as empresas. Acredito que o objetivo foi alcançado. Através dessas discussões, devemos ter ações que vão provocar mudanças nas instituições e no mercado de trabalho”, falou.

Uma das palestras foi ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, Adriana Tonini. Ela pontuou sobre a produção de currículos e avaliação dos cursos de engenharia. Para ela, a discussão promovida pelo Crea-SE é fundamental para o desenvolvimento do mercado local.

“O Fórum trouxe as atribuições e a formação, dois pilares codependentes. Este é o caminho proposto hoje, o que o mercado espera dos profissionais? Com base nesse questionamento é que deve ser construída a formação”, destacou.

Também participou do evento, o membro da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Confea, Luiz Lucchesi. Ele ministrou uma palestra sobre as políticas educacionais implantadas no Brasil.

“Nós falamos sobre o papel do Confea no aprimoramento das políticas educacionais no Brasil e sobre as estratégias que estão sendo utilizadas para aprimorar a qualidade da formação dos futuros profissionais e também daqueles que estão no mercado buscando se aperfeiçoar”, finalizou.