Crea-SE contribui para debates e decisões na Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

 

A 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizada em Belém do Pará, encerrou nesta quarta-feira após dois dias de discussão e análise de projetos e propostas. Representado pelo vice-presidente, engenheiro mecânico Carlos Antônio de Magalhães, o Crea-SE contribuiu de forma assertiva para o fluxo dos debates, formulação das resoluções e tomada de decisões.

Presidente do Confea, Vinícius Marchese

Um dos assuntos destacados na reunião foi a adesão dos Creas ao Pacto Global da ONU para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O tema foi colocado em pauta pelo presidente do Confea, Vinícius Marchese, que defendeu a necessidade de os Creas se comprometerem com a promoção da ética, transparência e responsabilidade social, alinhando suas atividades às metas globais de sustentabilidade e desenvolvimento humano.

Vice-presidente do Crea-SE, Carlos Antônio de Magalhães.

Para o vice-presidente do Crea-SE, a adesão ao Pacto Global da ONU não é apenas um compromisso com a sustentabilidade, mas também uma reafirmação dos valores de ética, transparência e responsabilidade social. “Ao nos comprometermos com os ODS, estamos garantindo que nossos projetos e iniciativas não só atendam às necessidades presentes, mas também contribuam para um futuro mais sustentável para as próximas gerações,” afirmou. Ele ressaltou que essa adesão proporciona uma diretriz clara para as práticas profissionais, incentivando a inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções que respeitem o meio ambiente e promovam o bem-estar social.

A reunião também trouxe à tona propostas de alterações na Resolução nº 1.007/2003, que regulamenta o registro profissional de engenheiros e agrônomos no Brasil, tanto para aqueles formados no país quanto para os diplomados no exterior. Esta resolução detalha os requisitos para o registro e as responsabilidades dos profissionais em várias situações, garantindo a integridade e a qualificação dos registros.

Também foram colocadas em pauta mudanças na Resolução nº 1.070/15, que regulamenta os procedimentos para o registro e a revisão de registro das entidades de classe de profissionais e das instituições de ensino nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). Esta resolução estabelece critérios detalhados para que essas entidades possam se registrar e manter seus registros atualizados junto ao Sistema Confea/Crea. Outro assunto discutido e aprovado foi a preparação de um estudo técnico visando alterações à Resolução 1.137/2023, com focoem 73 itens que tratam das rotinas administrativas como a ART, CAT, CAO, forma de registro de ART.

 

A reunião foi aberta na manhã da terça-feira, com a  participação do Ministro de Turismo, Celso Sabino, que trouxe insights sobre a integração entre a área tecnológica  e a política. Em sua apresentação, o ministro Celso destacou  a importância vital das engenharias, agronomia e geociências para o desenvolvimento sustentável e econômico do país. Ele também enfatizou que uma relação mais estreita entre essas áreas e a política é essencial para promover avanços significativos e resolver desafios complexos que afetam nossa sociedade.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.