Canjica, milho verde, pamonha, espiga assada na brasa e, claro, muito forró. Está aberta a temporada do período mais esperado do ano no Nordeste: os festejos juninos. E, no ritmo da tradição, o Crea-SE deu início à campanha ‘Festejos Juninos com Segurança’. Equipes de fiscalização estão atuando em diversos municípios do estado, verificando se as normas técnicas e de segurança estão sendo rigorosamente seguidas na montagem de estruturas como palcos, coberturas, camarotes e nas instalações de iluminação e sonorização, entre outros.
“Estamos falando de eventos de grande tradição e importância cultural para os sergipanos, o que demanda uma atenção especial às normas e regulamentações vigentes. Nosso trabalho envolve a verificação detalhada da presença de profissionais de engenharia devidamente habilitados e registrados no Crea-SE, que são responsáveis pela elaboração e execução dos projetos de montagem de palcos, coberturas, camarotes e demais estruturas temporárias. A fiscalização é crucial para assegurar que Prefeituras e empresas contratadas não realizem esses serviços sem um responsável técnico, o que poderia comprometer a segurança do evento”, avalia a gerente técnica do Crea-SE, engenheira Paula Braz.
Nessa primeira etapa, os fiscais verificaram as instalações no Arraiá do Povo na Orla da Atalaia e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana e Areia Branca. O coordenador da Fiscalização do Crea-SE, Wlademir, destaca a importância da ação. “A campanha ‘Festejos Juninos com Segurança’ é de extrema importância para garantir que as celebrações juninas ocorram de maneira segura e organizada. Durante a fiscalização, estamos verificando rigorosamente a presença de engenheiros responsáveis e a emissão das ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica). Esses documentos são essenciais, pois detalham os serviços realizados e confirmam que um profissional habilitado está supervisionando o trabalho”, reforça o coordenador.