No município sergipano de Estância, uma importante jornada de aprendizado e aprimoramento tomou forma com o curso “Análise e Elaboração de Proposta Técnica de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia”. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), por meio do Programa Qualifica, e com o apoio da Mútua, o curso contou com a participação de profissionais de engenharia da cidade e de municípios da região.
A programação trouxe uma gama de tópicos, oferecendo aos participantes uma compreensão sólida e abrangente das complexidades das licitações públicas. O conteúdo abordou desde a exploração da legislação aplicável, planilha de composição de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), cálculo de alíquotas Simples Nacional, dentre outros.
Para o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira, em um cenário de constante evolução nas regulamentações, a atualização dos profissionais da engenharia, especialmente aqueles que atuam nas prefeituras, é um imperativo. “Dominar as nuances e implicações da nova lei de licitação é essencial para garantir processos transparentes, eficientes e em conformidade. Os engenheiros desempenham um papel central na execução de obras públicas e serviços, e estar alinhado com as últimas mudanças legais é fundamental para garantir a qualidade e a integridade das iniciativas municipais. Investir em capacitação é investir na excelência da engenharia e este é o propósito do Programa Qualifica Crea-SE”, enfatiza Silveira.
O presidente agradeceu a Prefeitura de Estância pelo apoio e espaço cedido para a realização do curso. ” A colaboração entre instituições é essencial para fortalecer nossa comunidade profissional e promover a excelência em nossas práticas. Agradecemos pela parceria e compromisso com o desenvolvimento da engenharia em nossa região”, disse Silveira.
A realização do curso para os profissionais da região sul do estado é parte integrante de uma programação abrangente que se estende por diferentes municípios. O programa teve início em Aracaju, expandiu-se para Estância e, também será disponibilizado aos engenheiros dos municípios de Lagarto, Itabaiana e Monte Alegre.