CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DO EVENTO
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) deu um passo significativo rumo ao fortalecimento e desenvolvimento da engenharia no estado ao lançar nesta terça-feira (27), o Fórum de Empresas Públicas e Privadas da Engenharia, Agronomia e Geociências. A iniciativa visa criar um ambiente propício para ações e diálogo, na busca de soluções conjuntas, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento sustentável da engenharia no estado, além de estabelecer parcerias estratégicas entre empresas, órgãos públicos e entidades relacionadas à área tecnológica.
O evento, que reuniu representantes de empresas e entidades da engenharia, instituições e órgãos públicos, profissionais e parlamentares, foi conduzido pelo presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira que destacou o objetivo do Fórum. “Este é um momento de extrema importância para o nosso Conselho, e para a engenharia em nosso estado. O Fórum surge como uma iniciativa pioneira e estratégica para promover a discussão dos problemas enfrentados pela engenharia, agronomia e geociências, bem como para buscar soluções inovadoras e eficientes e construir parcerias que nos permitirão enfrentar os desafios que surgem diante de nós.”, ressalta o presidente.
Frente Parlamentar
O legislativo também marcou presença no lançamento do Fórum. Em sua fala, o deputado estadual e engenheiro civil Adailton Martins parabenizou o Crea-SE pela iniciativa e se colocou à disposição da engenharia sergipana. Ele destacou a importância da área para o desenvolvimento do estado e reforçou seu compromisso em ser uma voz ativa dentro da Assembleia Legislativa, para defender as demandas e promover ações que impulsionem o setor.
Ao lado do vereador, Breno Garibalde, o deputado estadual e engenheiro civil Garibalde Mendonça iniciou sua fala reafirmando seu compromisso com a engenharia sergipana. O parlamentar reiterou sua determinação em promover ações legislativas que fortaleçam o setor e assegurem que a engenharia, a agronomia e a geociências recebam o apoio necessário para prosperar. Também compartilhou informações sobre a retomada da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do Estado de Sergipe. “A Frente é uma ferramenta fundamental para promover ações e políticas que impulsionem o setor. Estamos trabalhando para formar a nova composição e retomar as atividades”, disse o deputado.
Parceria
No evento o presidente do TCE, Flávio Conceição foi representado pelo conselheiro, Luiz Alberto Menezes que falou sobre a parceria entre o Crea-SE e o TCE. Ele pontuou a necessidade de colaboração e integração entre as instituições para garantir a qualidade e segurança das obras e serviços realizados no estado de Sergipe. A fala do conselheiro ressaltou a relevância de uma atuação conjunta na fiscalização e controle das atividades relacionadas à engenharia, visando assegurar a excelência e o cumprimento das normas técnicas.
Teto de preços
Em sua participação no lançamento do Fórum, o empresário e presidente da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas (Aseopp), Luciano Barreto, fez uma contundente fala sobre a situação da engenharia brasileira. Em seu discurso, Barreto destacou a destruição da engenharia, alegando que esse processo teve início com a Lei 8666, que estabeleceu um teto de preço para as obras. Segundo ele, essa limitação prejudicou a qualidade dos projetos e a competitividade do setor. O presidente da Aseopp defendeu a necessidade de estabelecer um preço justo para as obras, garantindo a valorização dos profissionais e a entrega de empreendimentos de qualidade. Sua fala ressaltou a importância de rever as normas vigentes e promover mudanças para fortalecer a engenharia brasileira.
Já o secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Ferrari colocou em pauta a necessidade da atualização permanente do Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe (ORSE), a fim de acompanhar as mudanças e necessidades do setor de infraestrutura. Ele destacou que essa atualização contínua é fundamental para corrigir possíveis distorções e gargalos no processo de orçamentação de obras, garantindo maior eficiência e transparência nos procedimentos licitatórios.
Dentro desse contexto, o presidente da CEHOP, Jorge Henrique César enfatizou o compromisso da instituição em atualizar e aprimorar o Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe (ORSE). Em sua fala, César destacou os esforços da CEHOP para aperfeiçoar o Sistema, visando proporcionar maior eficiência e transparência nos processos de orçamentação de obras públicas.
A criação do Cadastro Positivo, ferramenta que visa identificar e mapear as empresas de engenharia com obras paralisadas e a emissão de atestados falsos por algumas empresas de engenharia também foram temas discutidos, com a participação ativa dos representantes das empresas, órgãos públicos e entidades da engenharia. O presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira encerrou a programação convidando todos a participarem da posse dos membro do Fórum de Empresas Públicas e Privadas da Engenharia, Agronomia e Geociências, prevista para ocorrer no próximo dia 13 de julho.