CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO AQUI
O I Encontro Regional de Engenharia, Agronomia e Geociências realizado no último dia 17, em Monte Alegre, consolidou-se como um marco na região do Alto Sertão sergipano ao estreitar os laços entre os profissionais e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). No evento, os participantes tiveram a oportunidade de expor suas perspectivas, opiniões, compartilhar sugestões, trocar informações e experiências, o que contribuiu para ampliar o entendimento das demandas específicas da região, possibilitando ao Conselho, traçar estratégias mais eficientes e assertivas em relação às necessidades dos profissionais.
Ao abrir a programação, o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira ressaltou a importância do Encontro Regional. “Um evento de grande relevância, principalmente por proporcionar um espaço valioso para o diálogo e a construção conjunta de soluções. Através dessa iniciativa, reiteramos nosso compromisso em atuar de forma proativa, ampliando e fortalecendo as discussões em torno das demandas apresentadas pelos profissionais da região, em busca de um melhor suporte e desenvolvimento para as áreas técnicas”, disse o presidente ao agradecer a parceria para a realização do evento, com a Associação dos Engenheiros do Alto Sertão Sergipano (ASEAS) que tem como presidente o engenheiro civil, Klinsman Barros Santos.
Em sua fala, Jorge Silveira destacou ações e projetos desenvolvidos pelo Conselho, a exemplo do Programa Qualifica Crea-SE, que tem como objetivo aprimorar a capacitação dos profissionais e garantir sua constante atualização. O presidente também anunciou a realização de dois eventos de relevância: o Programa Jovem Engenheiro, com data marcada para o dia 12 de julho, e o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, agendado para o dia 14 de julho. Os dois eventos serão realizados no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Aracaju, em parceria com a instituição.
O vice-governador do Estado, Zezinho Sobral também deu boas-vindas aos profissionais, por meio de uma mensagem em vídeo. Ele iniciou justificando sua ausência no evento, devido ao cumprimento de agenda institucional em Aracaju. Na mensagem, o vice-governador parabenizou o Crea-SE pela iniciativa. Ele considerou a realização do evento de fundamental importância para o Alto Sertão de Sergipe, por impulsionar o desenvolvimento das áreas técnicas e valorizar os engenheiros que desempenham um papel essencial na região.
No Encontro, a prefeita de Monte Alegre, Marinez Silva Pereira Lino (Nena de Luciano) foi representada pelo secretário Geral do município, Luciano Lino que expressou agradecimento pela realização do evento na cidade. Em seu discurso, ele destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da área técnica no município e ressaltou o impacto positivo que trará para o desenvolvimento local. O secretário também enalteceu a parceria entre o Crea-SE e a Prefeitura.
O presidente da Associação dos Engenheiros do Alto Sertão Sergipano (ASEAS) Klisman Barros destacou a importância da parceria com o Crea-SE para o fortalecimento da engenharia na região. “O apoio do Conselho tem sido fundamental para a realização de eventos, capacitações e demais iniciativas que contribuem para o aprimoramento profissional dos engenheiros e para o desenvolvimento técnico-científico da região. A ASEAS valoriza a proximidade e o diálogo estabelecido com o Crea-SE, enaltecendo o compromisso mútuo em promover o crescimento e a valorização dos profissionais da engenharia no alto sertão sergipano”, disse Klinsman.
Lei de Licitações
Dentre os diversos momentos enriquecedores da programação, destaca-se o curso sobre a Lei de Licitação Pública e Contratos Administrativos, ministrado pela engenheira civil Joana Cândido. O curso atraiu profissionais da engenharia de diversos municípios da região interessados em atualizar e aprofundar as informações sobre as novas normas.
“ Entre as principais novidades estão a valorização da técnica e da qualidade nas contratações, a adoção de critérios de sustentabilidade e inovação, além da simplificação de procedimentos e a criação de instrumentos para prevenir e solucionar conflitos contratuais. A engenharia, como área estratégica para o desenvolvimento nacional, passa a ter um papel fundamental nesse contexto, impulsionando a modernização das políticas públicas e contribuindo para o avanço socioeconômico do país”, ressalta Joana que abordou diversos tópicos no decorrer do curso.
Outro ponto alto da programação foi a palestra sobre Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que abordou conceitos e práticas para um preenchimento eficiente e seguro. A palestra, ministrada pela assessora técnica do Crea-SE, Paula Braz, despertou grande interesse entre os participantes, que levantaram questionamentos, compartilharam situações do cotidiano e esclareceram dúvidas.
Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Mútua (Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea). O diretor geral em Sergipe, Ronald Donald apresentou os diversos benefícios que são disponibilizados aos profissionais associados. Um dos que mais chamou a atenção dos participantes foi o TecnoPrev- Plano de Previdência complementar da Mútua. ” Está entre os melhores planos do Brasil. É o mais seguro e que rende mais”, disse Ronald que também destacou as vantagens de ser um sócio contribuinte. “Todos os profissionais com registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) – desde que atendam às condições estabelecidas no Regimento da Mútua – podem se tornar Sócios Contribuintes e,com isso , passam a ter direito a todos os benefícios reembolsáveis (na forma de empréstimos, após 12 meses de inscrição) e benefícios sociais, além dos convênios de descontos, TecnoPrev e Saúde Mútua”, ressalta o diretor geral.