A partir de agora, os engenheiros eletricistas que atuam junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe passam a contar com um documento padronizado orientativo para Laudos Técnicos do Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica PDA e SPDA, popularmente conhecidos como para-raios. Elaborado pela Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SE, o modelo traz em seu bojo um conjunto de medidas e verificações, tendo como parâmetro a Norma Regulamentadora NBR 5419-2015.
O documento foi entregue ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José, pelas mãos do presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira e do coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica, Flávio Augusto Santos de Góes. O encontro que ocorreu no quartel central do CBMSE também contou com a presença do gerente administrativo do Conselho, João Pinto, da assessora técnica Marina Franca e do diretor de atividades técnicas do CBMSE, coronel Fábio Cardoso e assessores.
O presidente do Crea, Jorge Roberto Silveira destacou a importância do trabalho conjunto entre as duas instituições. “Nosso objetivo com esta iniciativa é contribuir para reduzir a possibilidade de erros na emissão de laudos e facilitar a análise de documentos, projetos e vistorias”, afirma.
“É importante à implantação dessa metodologia, que padronize e facilite para os profissionais engenheiros nas suas apresentações documentais para a validação dos processos internos dentro da corporação, no que diz respeito às atividades técnicas”, explicou o comandante do CBMSE, coronel Alexandre José, ao destacar que essa forma de interagir e convergir entre as instituições favorecerá certamente a celeridade dos processos dentro da corporação.
O Coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-SE, engenheiro eletricista Flávio Augusto Santos de Góes, explicou que o objetivo da padronização do modelo de laudo visa principalmente, enriquecer as apresentações e trazer mais confiabilidade aos laudos técnicos, com o objetivo de facilitar a análise por parte do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe. “Elaboramos um documento orientativo simplificado, com uma metodologia clara e objetiva, para que os profissionais consigam apresentar um trabalho seguro e de qualidade para a sociedade, atendendo os requisitos mínimos exigidos pela Norma”, afirmou.
Ao finalizar a reunião, o comandante-geral do CB presenteou o presidente do Crea-SE com um livro alusivo ao centenário do Corpo de Bombeiros de Sergipe, comemorado em 1º de outubro do ano passado.