Com o apoio do Sistema Confea; da Mútua (Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) começa na próxima quinta-feira (28) , o I Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial de Sergipe – COEMI-SE. Durante dois dias, o evento vai reunir no Centro Universitário da Universidade Estácio de Sergipe, profissionais, pesquisadores, especialistas e estudantes da área com o objetivo de promover um amplo debate sobre temas e contribuições para um desenvolvimento sustentável.
Promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais, Seção SE –, o evento tem como eixo dos debates, os caminhos para o futuro, com foco na sustentabilidade, na tecnologia e na inovação. A programação será aberta com o tema ‘Estratégia Nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação’, ministrada pelo Eng. Brigadeiro Maurício Pazini Brandão – Diretor Regional Sul-Sudeste do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A programação também traz para discussão temas referentes ao gás natural e perspectivas para a indústria nacional; Indústria 4.0 e turbinas à gás e tecnologias da termoelétrica de Sergipe. Para o presidente da ABEMEC-SE, engenheiro mecânico, Enéas Francelino Santos de Vasconcellos, o Congresso é um espaço importante para discutir a evolução da engenharia mecânica e industrial com foco no desenvolvimento sustentável. “Serão dois dias de atividades, troca de experiência profissional e conhecimentos. Uma oportunidade rica para todos os profissionais e acadêmicos”, disse.
De acordo com Enéas Vasconcellos, os conteúdos e abordagens do COEMI-SE são direcionados tanto a alunos de graduação e pós-graduação quanto a profissionais de engenharia das modalidades Mecânica, Metalúrgica, Naval, Aeronáutica e afins da modalidade industrial. Empresários, pesquisadores e professores também fazem parte do público esperado no encontro.
Para Enéas Vasconcellos, o Congresso também abre espaço para mostrar a importância da engenharia mecânica e industrial para a sociedade moderna. “Quando vemos uma máquina ou ferramenta, muitas vezes nem imaginamos os processos que envolvem sua concepção, produção e operação. Mas, por traz de tudo isso, há o engenheiro mecânico, que ligado nas novas tecnologias, tem como intuito melhorar a qualidade de vida da população, utilizando os recursos de maneira consciente”, afirma ele ao destacar que todo esse contexto será refletido nos minicursos, palestras e oficinas a serem realizados durante os dois dias de programação do Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial de Sergipe.
O presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva parabenizou a ABEMEC-SE pela iniciativa e definiu o evento como sendo uma importante ação para fortalecer a relação indústria/academia, incentivando possíveis parcerias e intercâmbios pessoais. O presidente também destacou a importância do conteúdo técnico com foco para tópicos relacionados às áreas de economia, mercado, administração, logística e demais áreas afins, de interesse geral.