O Engenheiro Civil, Tadeu Maciel Silva Filho assumiu interinamente a presidência do Crea-SE, em função da desincompatibilização do engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva que pediu licença das atividades da presidência do Conselho para concorrer à reeleição para o triênio 2018/2020.
No Calendário Eleitoral 2017, conforme a PL 1056/2017, está previsto o afastamento do atual presidente por 45 dias, mas, com o intuito de dar total transparência ao processo eleitoral no Crea-SE, o presidente, Arício Resende decidiu se afastar com 90 dias de antecedência. Tadeu Maciel, que exercia o cargo de 1º vice-presidente, permanece na presidência do Conselho até o dia 13 de novembro, após término do processo eleitoral do Sistema Confea/Crea.
Eleições gerais – As Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea ocorrerão em 13 de novembro de 2017. O pleito será realizado simultaneamente em todo o País, das 09h às 19h, obedecidos os horários locais. Os cargos em disputa são: presidência do Confea; presidências dos 27 Creas; diretorias gerais das 27 Mútuas Regionais; diretorias administrativas das 27 Mútuas Regionais.
União e compromisso
Formado em engenharia civil no ano de 2007 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Tadeu Maciel assume, temporariamente, a presidência do Crea-SE determinado a dar continuidade as ações e projetos realizados pelo presidente Arício Resende. Mas ele também vê nesses três meses de gestão, uma oportunidade para ampliar e fortalecer um trabalho que já desenvolve há anos: a conscientização dos profissionais em defesa da valorização da categoria e pelo fortalecimento do Conselho.
“Por falta de informação, há profissionais que apenas dedicam-se a criticar a atuação do Crea-SE por acreditarem que existe tão somente para cobrar taxas de anuidade. Na verdade criticam sem conhecimento de causa. A falta de interesse de alguns profissionais em conhecer como funciona o Sistema e, mais que isso, em lutar pela valorização profissional é uma realidade. É um cenário que precisamos mudar”, afirma Tadeu Maciel.
Para o presidente em exercício, o momento exige união e trabalho, no sentido de assegurar aos engenheiros, o exercício das atividades a eles atribuídas pela legislação. “Vale lembrar que são unicamente o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os CREAs os órgãos com competência legal para baixar normas acerca da regulamentação e fiscalização do exercício das profissões das Engenharias, da Agronomia e áreas afins em seus níveis médio e superior. Assim sendo, quaisquer normas emitidas por outros Conselhos são absolutamente inócuas às atribuições dos nossos profissionais. Mas é preciso que estejamos atentos e vigilantes”, ressalta Tadeu.
Ele ressalta que o Conselho torna-se forte com a colaboração e participação dos profissionais, o qual representa. “Sozinho fica muito mais difícil enfrentar os desafios e assegurar conquistas. Hoje quem está na linha de frente do Conselho são profissionais abnegados e que se doam em defesa da engenharia e da agronomia. O presidente, diretores e conselheiros não são remunerados para exercer as respectivas funções. Trabalhamos por amor e compromisso em defesa de uma causa, a qual acreditamos. Estamos aqui trabalhando pela valorização da profissão, pela coletividade”, reforça.
Com apenas 10 anos de carreira, Tadeu Maciel traz na bagagem uma expressiva experiência profissional, atuando no setor privado, foi responsável pela execução de importantes obras em Sergipe, a exemplo da rodovia SE-270 e recuperação da BR-235. Por três anos, trabalhou em Vitória- ES onde atuou como responsável direto na execução de importantes projetos de uma grande mineradora. Sua marca profissional também está presente na construção de uma refinaria da Petrobras, em São Francisco do Conde, na Bahia. Também conquistou larga experiência internacional ao trabalhar em projetos na República da Angola, País da costa ocidental da África.
Em 2014, o engenheiro Tadeu resolve retornar a capital sergipana, onde abriu a própria empresa voltada para o gerenciamento, fiscalização e execução de obras. “Sou apaixonado por minha profissão. O amor e a dedicação a essa área começaram ainda era muito jovem, quando frequentava o Clube de Engenharia apenas por lazer. Lá conheci muitos engenheiros e passei a me interessar pela profissão. Com quatro anos de formado passei a fazer parte da diretoria do Clube de Engenharia”, lembra Tadeu Maciel.
Em 2014 conquistou a função de conselheiro suplente na Câmara Especializada de Engenharia Civil o Crea-SE. Este ano, assumiu a função de conselheiro titular. “Agora estou presidente interino, graças à confiança que em mim foi depositada pelo presidente Arício Resende”, disse ele.
Os profissionais agradecem ao presidente Aricio, pelo bom trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos à frente desse conceituado Conselho de classe. Temos a certeza de que continuará por mais tres anos desenvolvendo esse árduo trabalho, que lhe é peculiar. Boa sorte, Aricio, e rumo a vitoria. Parabens.