A identificação de sombreamentos que podem fazer parte da rotina de profissionais da Engenharia Elétrica e da Engenharia Civil vem sendo objeto de um Grupo de Trabalho criado por meio da Decisão Plenária 3231/2016. Coordenado pelo conselheiro federal Wagner Ornellas, o grupo realizou sua segunda reunião ordinária esta semana no Confea. Entre os objetivos já delineados está a realização de uma consulta que sinalize possíveis sombreamentos entre as duas modalidades.
Da reunião participaram os conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), o engenheiro civil, Ronald Vieira Donald e o engenheiro eletricista, Sérgio Maurício Mendonça, ambos integrantes do Grupo de Trabalho. Prevista para ser colocada à disposição dos profissionais entre agosto e setembro deste ano, a consulta virtual pretende “identificar pontos específicos de possíveis conflitos entre as duas engenharias ouvindo as manifestações dos regionais e dos profissionais com total transparência”. O grupo já identificou até o momento a necessidade de aprofundar as discussões em torno da Proteção Contra Descargas Atmosféricas.
Formado ainda pelos engenheiros civis Guilherme Augusto Guimarães Oliveira e Ronald Vieira Donald e pelos engenheiros eletricistas José Valmir Flor e Sérgio Maurício Mendonça, o GT também vem procurando estabelecer um conjunto de esclarecimentos direcionados aos profissionais e aos cursos superiores sobre a atuação das duas áreas. Na reunião, também foram tratados temas relativos ao GT Instalações Elétricas e um levantamento de propostas de coordenadorias nacionais de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil e das propostas consolidadas nos últimos Congressos Nacionais de Profissionais – CNPs.
Equipe de Comunicação do Confea