A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco da Tríplice Divisa encontrou, na manhã desta segunda-feira, 21, irregularidade captação de água no município de Gararu. A equipe de Saneamento flagrou no município sergipano quatro caminhões-pipas captando água do Rio São Francisco em um ponto antigo de captação, ligado à rede pública de energia elétrica.
“Pelas informações obtidas dos servidores da prefeitura de Gararu, não existe autorização da Agência Nacional de Águas – ANA para a captação de água neste ponto. Os motoristas dos carros-pipa informaram que captavam a água para levar para propriedades privadas e fazendas, e que a partir da próxima semana é que estariam vinculados à “Operação Pipa”, que faz o abastecimento de água às comunidades da região.
De acordo com a promotora de Justiça Rosane Gonçalves, eles serão encaminhados à Promotoria para prestarem depoimento e serem orientados de que modo devem trabalhar legalmente.
O ponto irregular de captação de água fica na Orla de Gararu e será desativado. “Já informamos a população de que esse ponto não deve ser utilizado até que todos os desdobramentos sejam esclarecidos. Não temos nenhuma informação sobre a legalidade dele. Então qualquer pessoa que o utilize pode ser enquadrada em crime ou ilícito administrativo. Não aconselhamos que ninguém tire água até que tudo seja verificado”, alertou a promotora.
Assessoria de Comunicação – FPI