O município de Lagarto, distante a 75km da capital sergipana, na região sul do Estado recebeu na noite desta quarta-feira (18/5) representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). A visita faz parte da etapa preparatória do 7º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) que será realizado nos dias 21 e 22 de junho, em Aracaju.
O público-alvo do encontro foi profissionais e acadêmicos dos cursos de Automação; Edificações e Eletromecânica do Instituto Federal de Segipe (IFS) que participaram de palestra sobre “Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia” conduzida pela engenheira agrônoma, Marina Franca. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o papel e o funcionamento do Sistema Confea/Crea, que possui, atualmente mais de 1 milhão de profissionais registrados, entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas, formados em nível superior e médio.
A atuação e a importância do Crea-SE, enquanto órgão fiscalizador, também foram destacados pela palestrante. “Ao efetuar a fiscalização do exercício profissional, o Crea impede a atuação de leigos, garantindo a atuação no mercado de trabalho para os profissionais legalmente habilitados. Para a comunidade, a atuação do CREA
significa segurança e qualidade nas obras e serviços prestados”,reforça Marina.
O gerente de ensino do IFS Campus -Lagarto, Ricardo Monteiro parabenizou o Crea pela iniciativa e falou sobre a importância da proximidade do Conselho com as instituições de ensino. ” É uma forma do Conselho mostrar seus objetivos e atuação. E sem dúvida, uma oportunidade para os alunos de conhecerem o funcionamento e as particularidades do sistema profissional a que estarão vinculados profissionalmente no futuro”, complementou Ricardo.
O CreaJr-SE também esteve presente e alertou os acadêmicos para a necessidade de uma participação mais ativa
nos eventos e atividades. “O objetivo do CreaJr é aproximar da realidade profissional os estudantes dos cursos de graduação e de nível técnico das profissões do sistema Confea/Crea e Mútua. Uma proximidade que se fortalece com eventos como este , onde profissionais e estudantes têm a oportunidade de debater e opinar sobre legislação e temas de interesse da engenharia”, enfatizou o vice-presidente do CreaJr-SE, Alysson Santos Prata.
Propostas e debates
O evento foi encerrado pelo coordenador da Comissão Organizadora do Congresso Estadual de Profissionais, o engenheiro eletricista, Alexsandro Meireles. Em sua fala ressaltou que o evento tem por finalidade reunir propostas, anseios e necessidades que serão apresentadas e discutidas no CNP, que este ano vai ocorrer em paralelo a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a três de setembro próximo.
No CEP, está prevista a eleição de oito delegados que levarão e defenderão as propostas de de Sergipe no CNP. De acordo com a Resolução 1013/05, que regula o CNP e a Soea, todos os participantes têm direito a voz, mas somente os delegados institucionais e estaduais têm direito a voto, alerta Meireles.
O Crea-SE está de parabéns, ouvi alguns elogios significativos sobre a apresentação da Assessora Técnica Marina Franca Lelis, e Coordenação do Eng. Eletricista Alexsandro Meireles.