Professores e estudantes do curso de Agropecuária lotaram o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) – Campus Nossa Senhora da Glória para acompanhar a palestra promovida pelo Crea-SE na última quarta-feira (29). A participação expressiva confirma o reconhecimento de que desfruta o Conselho, na sociedade sergipana, em função da sua atuação em defesa da valorização profissional e do fortalecimento da Engenharia e da Agronomia.
VEJA FOTOS DO EVENTO NO FACEBOOK DO CREA-SE
A “Atuação Profissional: Os rumos da formação profissional da Engenharia e da Agronomia brasileiras” foi o tema ministrado pela assessora técnica do Crea-SE, a engenheira civil, Elaine Santana. A palestrante fez uma abordagem sobre diretrizes curriculares; educação à distância; sombreamento das profissões; mercado de trabalho e o futuro da engenharia diante das transformações tecnológicas. Também falou sobre ética, atribuição e legislação profissional e a importância do registro junto ao CREA-SE.
O evento faz parte do ciclo de palestras preparatórias para o 8º Congresso Estadual dos Profissionais da Engenharia e da Agronomia (CEP-SE) que vai ocorrer no período de 25 e 26 de julho deste ano na capital sergipana. “O CEP é uma oportunidade de discussão das extensas interfaces do Confea e dos Creas com a sociedade, as entidades de classe. É um espaço para colocar sugestões, críticas e propostas. Por isso, é fundamental a participação de todos no decorrer de todo o processo que começa com as palestras preparatórias”, explicou o coordenador do CEP, Daniel Brito.
A diretora-interina do IFS- Glória, Ronise Nascimento Almeida falou da importância da presença do Crea-SE na instituição de ensino. “É muito importante que os futuros profissionais entendam sobre o Sistema ao qual eles farão parte. A realização de eventos como este também aproxima os alunos e os próprios profissionais do Conselho. É uma oportunidade para conhecer o funcionamento; as ações e o papel do Crea. É uma ação que deve se repetir mais vezes por que todos ganham”, avalia a diretora.
A coordenadora do Curso de Agropecuária, Rosa Maria de Medeiros Guedes Santos elogiou a iniciativa da realização do evento e destacou a importância da discussão de temas relevantes para os profissionais e futuros profissionais da área. “O processo de qualificação e formação do profissional não terminam com a conclusão da graduação. Ele deve ser contínuo para que não haja uma defasagem. Hoje as coisas mudam com muita velocidade e acompanhar esse profissional, nessa parceria entre Conselho e instituição de ensino é uma iniciativa louvável. E para que os objetivos sejam alcançados é fundamental que conheçam o Sistema do qual fazem parte”, enfatizou.
Mútua
Os profissionais com registro nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) de todo o País, que buscam oportunidades de crescimento na carreira e segurança para eles próprios e suas famílias, encontram na Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais) a parceira ideal. A afirmação foi feita pelo diretor geral da Mútua em Sergipe, Ronald Donald que durante o evento fez uma breve apresentação da instituição.
“A Mútua oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento, ou outros” pontuou Ronald ao reforçar que a Mútua cada vez mais se consolida no Sistema Confea/Crea fazendo seu papel de assistência ao profissional e levando mais qualidade de vida através de seus produtos e serviços. A palestra também contou com a participação do engenheiro mecânico, Assis Marques integrante da Comissão do CEP-SE.