Nesta segunda-feira (14), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe, Arício Resende participa em João Pessoa (PB) do Fórum dos Presidentes dos Creas do Nordeste. O encontro, que está em sua sexta edição este ano, acontece na sede do Conselho, em João Pessoa. O objetivo é reunir os representantes dos Conselhos para viabilizar a unidade de ação e uniformidade de procedimentos das entidades da região.
Para a anfitriã do Fórum, Giucélia Figueiredo, presidente do Crea-PB, a reunião dos Creas de todo Nordeste é de extrema importância por ser a oportunidade de avaliar, debater e propor caminhos para as particularidades enfrentadas pelos Conselhos da Região. Durante a abertura, ela deu as boas vindas aos participantes e demonstrou a satisfação em sediar o evento, contribuindo para o aprimoramento do sistema Confea/Crea e discutindo melhorias na prestação de serviços dos Creas para a sociedade.
Durante a manhã, esteve em pauta a Tecnologia da Informação dos Creas. Silvanos Dantas, representante da empresa responsável pelo Sitac- Sistema de informações técnicas e administrativas participou da reunião, fazendo uma exposição sobre o funcionamento do sistema e as melhorias pelas quais deve passar para atender melhor as necessidades dos Creas. O Sitac é um sistema eletrônico pioneiro no Brasil, que disponibiliza todos os serviços do Conselho online, como a solicitação de registro de profissional/empresa, registro de ARTs, denúncias à ouvidoria, etc. Hoje, 17 Creas de todo país já aderiram ao sistema, implantado primeiro pelo Crea-PB.
Os trabalhos do Fórum de Presidentes de Creas do Nordeste se estendem até à tarde desta segunda. No segundo momento do encontro, os presidentes discutirão a alteração da Resolução 229/1975, que trata sobre a regularização de trabalhos de engenharia e agronomia iniciados sem a participação efetiva de responsável técnico.